domingo, 30 de setembro de 2007

Serviço de ônibus em Niterói

Vou continuar a escrever sobre transportes, principalmente ônibus.

Quem mora em Niterói deve sofrer como eu, todos os dias, por causa do trânsito infernal. Acredito que a solução passaria por um trabalho de integração dos serviços de ônibus com mini estações no Barreto, no Largo da Batalha, no Morro da Caixa Dágua. Nessas mini estações as pessoas fariam as baldeações, sem alterações no valor da passagem. Esta medida reduziria em muito o número de ônibus que atualmente circulam nos pontos de estrangulamento. Outra medida seria aumentar o número de micro ônibus para horários que não sejam de pico.

Campanhas educativas junto a população para estimular o uso dos serviços de táxi, que teriam o custo de suas corridas reduzido e, portanto, mais acessível. O lucro estaria no aumento do número de viagens. Sei que parece uma visão simplista, porém, com um pouco de interesse e boa vontade, principalmente do poder concedente, os serviços de transportes públicos poderiam ficar bem melhores.

Outro aspecto, importantíssimo, refere-se à venda das passagens, - porque é o motorista quem recebe o dinheiro e dá o troco -, fato que colabora para tumultuar o trânsito, já que o veículo fica parado enquanto o motorista desempenha o papel de cobrador. Se fossem vendidos bilhetes nos bares e/ou bancas de jornal, este incômodo poderia ser minimizado sensivelmente.

Nós, moradores de Niterói, pagamos altos impostos e merecemos um pouco mais de atenção. Afinal, tanto se badalou aos quatro cantos que esta era a quarta cidade do país em qualidade de vida...

Por que não?