quarta-feira, 18 de março de 2009

Serra da Estrela




Uma delicia de lugar, bem romantico, - belissima estrada. É la que se produz aqueles queijinhos deliciosos, que são como um creminho por dentro de uma casca resistente. São de cabra. Pena que não podemos trazê-los para o Brasil, ficaria imensamente feliz de presentear os amigos, que ainda não tiveram a oportunidade de ir até lá.

Na Serra, que fica ao norte de Portugal, há uma cidadezinha chamada Belmonte, onde nasceu Pedro Alvares Cabral, nosso descobridor, que por lá não é tão famoso como aqui. Encontramos apenas uma estátua dele e uns senhores conversando na pracinha onde ela estava. E foi muito legal! Contaram da vida de lá, que é muito tranquila, embora difícil por causa do euro. A população pobre de Portugal sofreu e sofre muito com a mudança da moeda, primeiro porque vivem muito humildemente, e depois porque nunca haviam vivido este fato, - diferentemente de nós, brasileiros, que passamos por varias moedas, planos financeiros e inflações. Isto nos calejou e deu-nos capacidade de superação e não lamentação. E como os portugueses mais idosos se lamentam...

Portugal, em minha opinião, é muito lindo e vale a pena conhecer o país. Com o advento do euro, acredito que ele tenha mudado muito. As estradas, pelo menos as que eu conheço, são ótimas. Os pedágios são inteligentes, e não como os daqui, que interrompem a viagem para pagamento a todo o momento. Lá não. Quando entramos na auto-estrada, passamos por uma cabine e adquirimos um ticket com o registro da hora de entrada e o trecho. Ao sair da estrada é que se paga, de acordo com o percurso utilizado. Gostei muito disso.

O ponto alto de Portugal é a comida, - não tem igual na Europa. É boa e farta. Que bacalhau! Desta vez, fomos a um restaurante chamado "O Fuso" nos arredores de Lisboa. Era uma segunda-feira à noite e o restaurante estava cheio. Serviram bacalhau na brasa, regado com alho e batatas. O vinho só merece elogios.

Viva Portugal!

Nenhum comentário: